Parece que por todo o lado só se ouve falar de sumo verde e detox. Está na moda!
A minha sugestão é olhar para essa tendência com bom senso e aproveitar o que ela tem de bom, que é de facto o consumo de mais produtos verdes.
Beber sumos onde se misturam para além das frutas, legumes crus ou verduras, pode trazer muitos benefícios a uma vida que se pretende saudável.
Existem vários alimentos fermentados por bactérias benéficas ao nosso organismo, designados de alimentos probióticos. A Organização Mundial de Saúde considera os probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”. A bebida de Kombucha é um desses alimentos probióticos que apresenta propriedades terapêuticas.
As bebidas ou leites vegetais são excelentes alternativas ao leite de vaca. Especialmente recomendados para quem é intolerante à lactose, vegetarianos, ou simplesmente quem procura alternativas mais saudáveis do que o leite industrial.
Estes leites vegetais, se produzidos com ingredientes de qualidade, são bebidas muito saudáveis, nutritivas, pouco calóricas, sem colesterol e económicas. Por exemplo, com uma máquina de bebidas vegetais pode produzir bebidas vegetais de qualidade, sem aditivos, a preços inferiores a 40 cêntimos por litro e de forma muito fácil. Para maior economia, pode ainda aproveitar os resíduos dos cereais, leguminosas ou frutos secos que ficam no fundo do jarro onde prepara as bebidas para fazer croquetes, hambúrgueres, almôndegas, ou enriquecer a sopa ou molhos. Além da vantagem económica, é também uma vantagem ecológica, pois contribuirá para diminuir o número de embalagens desperdiçadas. O mundo das bebidas vegetais vai muito além do leite de soja. Podemos enriquecer a nossa alimentação com bebida de arroz, aveia, espelta, quinoa, amêndoa, avelã, sementes de sésamo, kamut e muitas mais que a imaginação ditar, como por exemplo versões com mais do que um cereal ou fruto seco. Para melhor qualidade, prefira ingredientes integrais e biológicos, ou, pelo menos, sem químicos. Vai notar a diferença na qualidade e sabor do leite!
Uma das hipóteses mais comummente aceites para a origem da vida no nosso Planeta é que esta tenha sido trazida do espaço por cometas que bombardearam a Terra nos primórdios da sua criação. Os cometas são bolas gigantes de poeira e gelo, que vagueiam pelo espaço. Ao aproximarem-se do sol, o vento solar cria-lhes as caudas características dos cometas, que fazem as delícias de quem os observa da Terra, quando temos esse raro privilégio. Quem já teve oportunidade de observar um cometa, sabe que é um espetáculo marcante.
Muito provavelmente os constituintes básicos para a origem da vida chegaram à Terra numa dessas bolas de gelo. Depois, as primeiras células e formas de vida mais complexas desenvolveram-se nos oceanos primitivos. Ao longo de milhões de anos de evolução, esses que seriam os antepassados do homem moderno foram capazes de sair das águas e conquistar a Terra.
No entanto, ainda hoje a água é um elemento vital para o ser humano. O corpo humano é constituído 70 a 75 % de água.