As bebidas ou leites vegetais são excelentes alternativas ao leite de vaca. Especialmente recomendados para quem é intolerante à lactose, vegetarianos, ou simplesmente quem procura alternativas mais saudáveis do que o leite industrial.
Estes leites vegetais, se produzidos com ingredientes de qualidade, são bebidas muito saudáveis, nutritivas, pouco calóricas, sem colesterol e económicas. Por exemplo, com uma máquina de bebidas vegetais pode produzir bebidas vegetais de qualidade, sem aditivos, a preços inferiores a 40 cêntimos por litro e de forma muito fácil. Para maior economia, pode ainda aproveitar os resíduos dos cereais, leguminosas ou frutos secos que ficam no fundo do jarro onde prepara as bebidas para fazer croquetes, hambúrgueres, almôndegas, ou enriquecer a sopa ou molhos. Além da vantagem económica, é também uma vantagem ecológica, pois contribuirá para diminuir o número de embalagens desperdiçadas. O mundo das bebidas vegetais vai muito além do leite de soja. Podemos enriquecer a nossa alimentação com bebida de arroz, aveia, espelta, quinoa, amêndoa, avelã, sementes de sésamo, kamut e muitas mais que a imaginação ditar, como por exemplo versões com mais do que um cereal ou fruto seco. Para melhor qualidade, prefira ingredientes integrais e biológicos, ou, pelo menos, sem químicos. Vai notar a diferença na qualidade e sabor do leite!
Pode fazer leite com arroz de muitas variedades, incluindo agulha ou carolino, integral, basmati, selvagem, assim como combinações de vários. As variedades e sabores poderão ser imensas. Com uma pitada de canela fica irresistível.
Fazendo a sua própria bebida, pode controlar o sabor de forma a estar totalmente a seu gosto. Pode ainda adicionar à confeção do leite de arroz 1-2 colheres de sobremesa de sementes de chia ou sésamo, ou mesmo substituir metade do arroz por amêndoas ou outros frutos secos, para obter um delicioso sabor e aumentar a riqueza nutricional da bebida.
Além de ser uma deliciosa bebida, o leite de arroz pode ser usado em substituição do leite de vaca ou de soja, em receitas de bolos, biscoitos ou batidos.
É uma saborosa e nutritiva alternativa ao leite de vaca, sendo também uma excelente opção para as pessoas intolerantes à soja.
Tal como o de arroz, leite de aveia empacotado ainda é mais caro do que o leite de soja. Mas preparando com uma máquina, ficam ambos muito baratos - pode poupar muito dinheiro e dar uma nova vida à suas receitas.
O leite de aveia é geralmente feito com grãos de aveia demolhados (na máquina não se devem usar flocos).
O leite de aveia tem um gosto suave, ligeiramente doce, e é um pouco mais gordo do que o de soja.
É rico em fibra e contém vitamina E e ferro, entre outras vitaminas e minerais.
Apesar do seu preço por litro ficar mais elevado do que o leite de soja ou de arroz, este leite permite variar a alimentação e ingerir uma deliciosa e nutritiva bebida.
As amêndoas são ricas em proteínas e ácidos gordos ómegas 3 e 6. Têm um nível elevado de vitamina E, um excelente antioxidante, e contêm minerais, tais como zinco, magnésio, potássio, cálcio e ferro. Apenas 100g de amêndoas contêm 35% da dose diária recomendada de cálcio.
Para preparar esta bebida, as amêndoas apenas precisam ser trituradas e não cozidas, ao contrário do feijão de soja ou do arroz, por exemplo. Por isso em menos de 1 minuto tem a sua bebida pronta a consumir.
Para dar ao leite uma cremosa textura suave, prefira amêndoas sem pele. No entanto, se preferir comprar amêndoas com pele, por serem mais baratas, depois escalde-as com água bem quente e a pele sairá facilmente.
A polpa de amêndoa deixada no fundo do jarro é ainda uma excelente e hidratante máscara facial.
Pode substituir as amêndoas por avelãs, cajus, pistácios, pinhões ou uma mistura de vários frutos secos, e obterá diferentes sabores.
A quinoa, também conhecida como "arroz dos Incas", é um pseudo-cereal originário da América do Sul. É um pequenino grão arredondado, cor de areia, de textura leve e macia, e com gosto de nozes.
Tem como principal nutriente os hidratos de carbono - cerca de 72%, maioritariamente na forma de amido. Contém ainda cerca de 18% de proteínas, um valor superior ao encontrado na maioria dos cereais. A bebida de quinoa tem quantidades notáveis de lisina e de metionina, os dois aminoácidos mais deficientes entre as proteínas vegetais.
Esta bebida é ainda uma excelente alternativa para celíacos, por ser isenta de glúten e muito nutritiva. É relativamente pobre em gordura (cerca de 10%) e mais rica em minerais como o ferro (9,5 mg/100 g de quinoa), o fósforo (286 mg/100 g) e o cálcio (112 mg/100 g).
Para preparar a bebida deve previamente lavar muito bem a quinoa, caso contrário fica com um gosto resinoso. No final, com a bebida ainda quente, junte, por exemplo, um pau de canela e um anis estrelado e... delicie-se!
Dê uma nova vida à sua cozinha, preparando variadas bebidas vegetais. O seu corpo e a sua carteira certamente agradecem!
Inserido em: 2013-04-17 Última actualização: 2024-02-26
Comentar
Autores > Redatores > Cristina Rodrigues
Bebidas Saudáveis