As sementes Tukmaria (ocimum basilicum) são sagradas em muitos países asiáticos, devido às suas excelentes propriedades nutricionais. São um ingrediente usado na medicina ayurvédica na Índia, mas também em pratos do sudeste asiático, nomeadamente sobremesas e bebidas.
Embora a tukmaria tenha feito parte de uma dieta equilibrada, em muitos países durante anos, é ainda pouco conhecida nos países ocidentais. Devido ao sucesso das suas "primas" sementes de chia, estão agora a ser descobertas e têm ganho popularidade na Europa e na América.
As sementes de Tukmaria são muito pequenas (como as sementes de papoila), pretas e de sabor neutro.
São muito nutritivas e pobres em calorias (233 Kcal por 100g) quando comparadas com as "suas primas" sementes de chia (apresentam 595 Kcal por 100g). Apresentam propriedades antioxidantes e são um bom alimento para celíacos.
São ricas em proteínas (23g por cada 100g), cálcio (2240 mg - 224% da dose diária recomendada: DDR), ferro (89mg – 499% da DDR), magnésio (711mg – 178% da DDR), potássio (2630mg – 56%), vitamina E (10.7mg – 53% da DDR) e ácido fólico (310 mcg – 78% da DDR).
Vários benefícios têm sido atribuídos às sementes de tukmaria, quando consumidas regularmente, como parte de uma dieta equilibrada. Entre os inúmeros benefícios, destacam-se:
O gel mucilaginoso que se forma à volta das sementes quando estas são misturadas com líquido, atua como um emoliente e que acalma as membranas mucosas.
As sementes podem agir como um supressor de apetite durante programas de perda de peso, quando são consumidas (ou bebidas) antes das refeições. Uma vez que são muito nutritivas e pobres em calorias, contribuem para minimizar a possibilidade de deficiência nutricional, mesmo sob baixa ingestão calórica.
Tal como as sementes de chia, que também formam um gel quando estão em contacto com líquidos, acredita-se que as sementes tukmaria retardam o processo de conversão de hidratos de carbono em açúcares do corpo, contribuindo assim para a perda de peso e apetite. Isso explica a sensação de saciedade que dura mais tempo e pode ser útil tanto para perda de peso, como para a diabetes.
O consumo regular destas sementes contribui para uma melhoria do aparelho digestivo, eliminando as toxinas do intestino.
Também ajudam a prevenir as doenças do coração diminuindo os níveis de colesterol.
Por todos os benefícios apresentados, as sementes tukmaria são um excelente complemento de uma dieta equilibrada.
As sementes de tukmaria são um alimento muito versátil. Podem ser utilizadas em muitas receitas, bebidas, sobremesas e até mesmo em bolos como um agente de ligação (por exemplo, para substituir ovos). Para consumir as sementes basta misturá-las em muesli, iogurtes, saladas, batidos, sopa, pratos de massa ou na confeção de pão ou biscoitos.
Pode ainda misturar uma colher de sopa de sementes a 250 ml de água (aumentam várias vezes o seu volume), deixar repousar uns 15 minutos e beber simples, misturado com sumo de limão ou com batidos de frutas. Podem ainda ser usadas para engrossar bebidas e sobremesas.
Inserido em: 2013-07-30 Última actualização: 2013-07-30
Comentar
Autores > Redatores > Cristina Rodrigues
Cereais e Sementes