O Neem é um inseticida natural proveniente de uma árvore originária da Índia, a Azadirachta indica, uma árvore da família Meliaceae. É uma espécie de crescimento rápido, que pode durar mais de 200 anos e atingir cerca de 30 metros de altura e 2.5 metros de diâmetro, cuja madeira é muito dura e resistente.
Em Portugal é possível encontrar alguns raros exemplares, sobretudo na região centro e sul. E é também uma árvore difundida em alguns estados do Brasil, pois adapta-se muito bem a zonas tropicais húmidas.
O neem possui muitas propriedades e é por isso usado tanto na agricultura, como na veterinária, medicina ou cosmética. É um óptimo praguicida, fungicida, sendo ainda antibacteriano e antisséptico.
O óleo de neem é um excelente aliado da agricultura, sobretudo biológica, pois é um pesticida ou inseticida natural para eliminar pulgões, lagartas, pragas, fungos e bactérias. A azadirachtina, substância ativa presente no óleo é um químico natural bastante eficaz. O seu uso evita a aplicação dos tradicionais produtos químicos sintéticos, que são normalmente tóxicos e destruidores da biodiversidade.
Uma das vantagens do neem é a sua elevada eficácia e baixo grau de toxicidade. Não é tóxico para humanos e animais, e é totalmente biodegradável. Só os insetos prejudiciais ao crescimento das plantas e os parasitas são afetados pelo óleo de neem. Animais benéficos para a agricultura, como as abelhas, joaninhas e minhocas não são afetados.
Na veterinária, o óleo de neem é também um repelente natural para prevenir parasitas como pulgas e carraças em cães e gatos. Sendo um produto natural é inócuo para humanos, e não é prejudicial para o animal ou para o ambiente. Não necessita de cuidados especiais a aplicar o produto, ao contrário da maioria dos antiparasitas químicos que devem ser aplicados com luvas e em zonas ventiladas.
Se queremos o melhor para os animais que convivem connosco, também é preferível evitar submetê-los constantemente ao uso de desparasitantes químicos e usar produtos mais naturais. Dessa forma, ganha o animal e também quem com ele convive, sobretudo crianças, que deixam de estar em contacto com esses produtos, que contém substâncias tóxicas para os seres humanos (por exemplo, diazinão e fipronil têm um elevado risco de toxicidade), cada vez que acariciam o animal.
Na cosmética, o neem é usado para problemas de acne e celulite. Os cremes e sabonetes à base de neem revelam bons resultados em casos de eczemas, psoríase e micoses e têm efeito antibacteriano. E os champôs são úteis para cabelos oleosos, com caspa ou para evitar os piolhos nas crianças.
Dentífricos com neem parecem ser eficazes na prevenção e cura de inflamações na gengiva e outros problemas dentários. Provavelmente, por isso, na Índia, é comum as pessoas usarem pequenos galhos da árvore como escovas de dentes.
O neem é também bastante usado pela medicina Ayurveda, uma das mais antigas do mundo, por exemplo, no tratamento e prevenção de problemas como a hipertensão e a diabetes.
Na Índia, sobretudo em zonas rurais, é muito comum o uso tanto das folhas, como sementes ou casca de neem, para curar ou aliviar os mais variados problemas de saúde. A planta tem propriedades antipiréticas, analgésicas e antiinflamatórias.
As propriedades desta árvore começam a ser cada vez mais difundidas, pelo que têm surgido no mercado cada vez mais produtos à base de neem, práticos e fáceis de usar.
Inserido em: 2015-06-26 Última actualização: 2015-07-03
Comentar
Autores > Redatores > Cristina Rodrigues
Alternativas Ecológicas